segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Nada mais de aumentar o volume durante os comerciais de TV


Você está assistindo TV e, de repente, o volume aumenta “sozinho” na hora do intervalo comercial. Não é impressão. Este é a estratégia utilizada para dar a sensação de que os produtos anunciados são mais importantes que a programação e, com isso, chamar a atenção dos telespectadores. Porém, este recurso publicitário pode estar perto de acabar.

Uma proposta de padronização dos níveis de áudio da programação dos canais brasileiros foi enviada ao Ministério das Comunicações pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), que pede a adoção de um padrão de medição sonora de acordo com órgãos internacionais.

Depois de muitas pesquisas, a SET, formada por engenheiros das principais emissoras e operadoras do país, criou uma série de recomendações para regulamentar a prática. Entre elas estão modo de produção, captação e controle do processamento de áudio na TV.

Este padrão poderá ser utilizado na regulamentação da lei 10.222; ela proíbe o aumento do volume da programação sem justificativa. Segundo o MiniCom, a regulamentação será editada até março do ano que vem.

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