domingo, 29 de maio de 2011

Desenho da cabeça humana

Para desenhar a cabeça humana comece desenhando um retângulo

Na horizontal divida-o em três partes e meia

Agora divida o retângulo verticalmente ao meio e desenho uma elipse, bem oval, deixando espaço entre essa figura e as linhas verticais do limite do retângulo. Observe as marcações da cabeça de frente, divide-se em três parte e meia, sendo que a parte de cima vai do topo da cabeça até a raiz dos cabelos; a segunda parte vai até a linha das sobrancelhas e na terceira parte será traçada a linha da base do nariz e por último a linha do queixo. 

Agora dividimos a cabeça em 12 partes iguais. horizontalmente vamos dividir apenas a parte que vai da linha da base do nariz até a base do queixo em três partes iguais, e na parte que vai da base do nariz ao primeiro terço será desenhada a boca. A largura do olho ocupa a divisão 3 - 5 (7 - 9). 
Note que a divisão do nariz (5 - 7) equivale a largura de um olho e a altura da orelha e está entre a linha das sobrancelhas e a base do nariz.


E para desenhar a cabeça humana de lado o princípio é o mesmo. Comece desenhando um retângulo e depois divida-o em três partes e meia tanto horizontal como verticalmente, note que consideramos essa divisão lateral desde a ponta do nariz até a nuca. O rosto ocupa três partes - verticalmente - da primeira unidade. Sendo que o nariz o cupa a primeira delas, a boca a segunda e o olho a terceira. A orelha é ligeiramente inclinada para trás e ocupa o espaço que compreende a distância da linha da sobrancelha até a linha da base do nariz.


Abaixo você pode conferir um desenho feito por mim, a técnica é a mesma, com alguns diferenciais apenas, mas o princípio é o mesmo, comece por um retângulo e vá dividindo o espaço.

Lembre-se que estas regras não são rígidas pois as pessoas não são iguais, procure sempre observar muito bem os seus modelos e deixar o se desenho o mais natural possível. Idade, etnia, sexo, raça e características individuais são pontos muito importantes a serem observados.

Um comentário:

  1. Finalmente uma explicaçao clara do metodo, outros instrutores apresentam de forma confusa. Grato.

    ResponderExcluir