Glossário super completo com termos utilizados no mundo dos publicitários e afins. Espero que você aproveite, e que facilite um pouco mais a sua vida de acadêmico ou de publicitário recém-formado esquecido!
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A
ABA - Associação
Brasileira de Anunciantes - entidade que congrega a principais empresas
anunciantes do país.
ABAP - Associação
Brasileira de Agências de Propaganda - entidade que congrega as principais
agências do país.
ABERT - Associação
Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - entidade que congrega as
principais emissoras de rádio e televisão do país.
ABIPEME - Associação
Brasileira de Institutos de Pesquisa de Mercado - tradicional entidade das
empresas de pesquisa, bastante reduzida depois que um grupo das principais
organizações da área deixou a Associação para fundar a ANEP.
ABP - Associação Brasileira
de Propaganda - entidade, com sede no Rio de Janeiro, que reúne empresas e
profissionais da área de propaganda e é a mais antiga das associações
brasileiras na área publicitária.
AD HOC - Trabalho feito
sob encomenda, especialmente para um cliente. Termo geralmente utilizado na
área de pesquisa.
ADVB - Associação dos
Dirigentes de Vendas do Brasil - entidade que congrega profissionais da área de
marketing e propaganda.
ADVERTISING - Propaganda
comercial, em inglês.
AEPAL - Associação
Brasileira das Empresas de Propaganda ao Ar Livre - entidade que congrega as
principais empresas que fazem propaganda ao ar livre, tais como painéis,
luminosos, placas em prédios e ruas, outdoors e assemelhados.
AGÊNCIA - 1. Empresa
dedicada à arte e técnica da propaganda. 2. Empresa especializada em agenciar
modelos e intérpretes.
ALL-TYPE - Anúncio de
jornal ou revista, outdoor ou qualquer outro tipo de material impresso apenas
com frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.
ALTO-CONTRASTE - Efeito
empregado em fotografia (estática ou cinematográfica) para eliminar os
meios-tons, deixando apenas os contornos em preto-e-branco ou nas cores
dominantes.
ANEP - Associação Nacional
de Empresas de Pesquisa - entidade que congrega os principais institutos de
pesquisa do país.
ANER - Associação
Brasileira de Editores de Revistas - entidade que congrega as principais
editoras de revistas do país.
ANIMATIC - Esboço de um
comercial de Televisão ou cinema, feito com ilustrações e movimentos básicos,
de forma a explicar melhor como será o resultado após sua efetiva produção.
Geralmente empregado em pesquisa, para fazer pré-teste de comerciais.
ANJ - Associação Nacional
de Jornais - entidade que congrega os principais jornais do país. ANUNCIANTE -
Ver Cliente.
ANÚNCIO - Peça
publicitária em revista ou jornal. Também utilizado como sinônimo de qualquer
peça de propaganda.
ANÚNCIO COOPERADO -
Anúncio feito por mais de uma empresa, em conjunto, com os custos divididos
entre elas. O exemplo mais comum está nos anúncios de lojas de varejo que
destacam as marcas de determinados fabricantes.
APP - Associação dos
Profissionais de Propaganda - entidade, sediada em São Paulo, que reúne
empresas e profissionais da área de propaganda.
APPROACH - Abordagem, em
inglês. Termo utilizado para definir a linha de comunicação adotada ou o gancho
criativo da peça de propaganda.
ARTE - Qualquer ilustração
utilizada para compor uma peça publicitária. ARTE-FINAL - Ilustração em sua
forma definitiva, seja ela de desenhos, símbolos ou letras.
ATENDIMENTO - 1. Área da
agência (do veículo, produtora ou fornecedor) que atende os clientes da
empresa. 2. Profissional que cumpre a tarefa de atendimento. 3. Ato de atender
a um cliente, ou seja, trabalhar de forma permanente e regular para ele.
ATINGIMENTO - 1.
Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de
atingir um consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou
segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.
AUDIÊNCIA - Pessoas
atingidas pelos veículos de comunicação. Termo aplicado tanto para definir as
pessoas que ouvem determinada emissora de rádio como as que assistem a
determinado canal de televisão ou lêem determinado título de jornal ou revista.
AUDIÊNCIA ACUMULADA - Soma
das audiências obtidas pelo emprego de diversos meios e veículos de
comunicação, com o uso de diversos programas, diversas mensagens e/ou a
repetição delas. Pode ser bruta ou líquida.
AUDIÊNCIA BRUTA -
Somatória de todas as audiências obtidas, sem descontar as duplicações.
AUDIÊNCIA LÍQUIDA - Volume
total de audiência obtida, descontadas as duplicações. Soma dos que viram,
ouviram ou leram a mensagem no mínimo uma vez, contando apenas uma vez cada
pessoa.
AUDIÊNCIA MÉDIA - 1.
Volume habitual de audiência de um veículo. 2. Média das audiências obtidas com
o emprego de diversos veículos de comunicação ou programas.
AUDIÊNCIA PRIMÁRIA -
Audiência obtida prioritariamente por um veículo de comunicação (ou programa);
como, por exemplo, as crianças em um programa infantil, os assinantes de uma
revista, os compradores de um jornal, etc.
AUDIÊNCIA SECUNDÁRIA -
Audiência obtida entre pessoas às quais o veículo (ou programa) não é
destinado; como, por exemplo, os adultos em um programa infantil e as pessoas
que pedem emprestado uma revista ou um jornal.
AUTORIZAÇÃO - Documento
entregue pela agência ou anunciante autorizando a veiculação de mensagem
publicitária em um veículo de comunicação.
AVALIAÇÃO - Na área de
mídia, tanto pode ser o trabalho inicial de análise do que as marcas
concorrentes estão fazendo em termos de propaganda, como o estudo da melhor
alternativa (plano) de mídia a ser empregada, ou a comparação entre os
objetivos definidos e os resultados efetivamente alcançados.
B
BACK PROJECTION - Técnica
de cinema que consiste em projetar por trás de uma cena outra imagem já
existente. O exemplo mais comum é colocar uma pessoa falando em um estúdio com
imagens de uma paisagem correndo por trás. (Ver C-hroma Key e Newsmatte).
BANDA MAGNÉTICA - Espaço
nos filmes cinematográficos (à margem das imagens) no qual é gravada a trilha
sonora. (Ver Trilha Sonora).
BANDA SONORA - O Mesmo que
Banda Magnética.
BENDAY - Aplicação de
retícula no fundo ou em partes de um trabalho gráfico para dar uma tonalidade
cinza (nos casos das peças em preto-e-branco) ou colorida. Também pode ser
usada sobre letras ou ilustrações, para dar o mesmo efeito (de cinza ou
colorido). Pode ser lisa ou com desenhos. Pode ser aplicada em percentagens de
5 a 95%.
BG - 1. Música que fica ao
fundo de uma locução falada em um comercial de rádio. 2. Locução feita por
baixo da cena que se vê no comercial, ou seja, sem que a pessoa que fala
apareça.
BLACK AND WHITE -
(B&W) Preto-e-branco, em inglês. BLOW UP - Técnica fotográfica, que
consiste em ampliar o detalhe de uma fotografia, destacando-o.
BOLD - Grosso ou espesso,
em inglês. Termo utilizado para definir uma letra mais grossa que o normal.
(Ver Negrito)
BONIFICAÇÃO - Ver BV.
BOTTOM - Medalhão,
geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito
usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
BRAINSTORMING - Tempestade
cerebral, em inglês. Técnica utilizada para gerar idéias publicitárias.
Consiste em propor e relacionar todo tipo de associações que vierem cabeça, sem
nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. Geralmente é
feita por duas ou mais pessoas, em conjunto.
BRAND - Marca, em inglês.
(Ver Marca) BREAK - Intervalo comercial, no rádio e na televisão.
BRIEFING - Resumo, em
inglês. Documento contendo a descrição da situação da marca ou empresa, seus
problemas, oportunidades, objetivos e recursos para atingilos. Base do processo
de planejamento. (Ver Planejamento)
BRIFAR - Ato de passar o
briefing para outra parte envolvida.
BROADSIDE - Folheto
especialmente dirigido aos públicos internos (vendedores, funcionários) e
intermediários (distribuidores, varejistas) de uma empresa, geralmente
explicando como será uma campanha de propaganda e/ou promoção.
BROMURO - Cópia
fotográfica em preto-e-branco de cromo ampliado para ser colada no paste-up e
indicar a ampliação necessária e os cortes corretos a serem fei-tos no fotolito
ou rotofilme. (Ver Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
BUDGET - Orçamento, em
inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para uma
determinada campanha ou período de tempo, incluindo produção e mídia.
BV - Sigla de Bonificação
de Volume, uma Bonificação extra dada pelos veículos (e também por produtoras e
fornecedores) às agências que conseguem encaminhar a eles elevados volumes de
mídia ou trabalhos de diversos de seus clientes.
C
CAIXA ALTA (CA) - Letra
maiúscula ou texto escrito todo em letras maiúsculas. CAIXA ALTA E BAIXA (CAb)
- Texto escrito em letras maiúsculas e minúsculas. CAIXA BAIXA (cb) - Letra
minúscula ou texto todo escrito em letras minúsculas.
CADERNO - Cada uma das
partes de uma revista ou jornal. Geralmente impressas em uma única a e -
posteriormente - dobradas.
CADERNO REGIONAL -
Suplemento publicitário (com ou sem adição de material editorial) das revistas
e jornais nacionais veiculado em regiões específicas.
CALENDÁRIO PROMOCIONAL -
Plano anual de promoções e eventos promocionais de uma marca ou empresa.
CALHAU - Anúncio ou
comercial colocado no lugar de um espaço não-comercializado, que iria ficar em
branco. Geralmente, os veículos colocam suas próprias mensagens, peças
comunitárias ou de utilidade pública.
CAMPANHA - Conjunto
integrado de peças e esforços publicitários ou promocionais.
CANCELAMENTO -
Contra-ordem da autorização dada a um veículo para veicular um anúncio ou
comercial.
CARTAZ - 1. Qualquer
mensagem publicitária gráfica impressa em papel ou pintada diretamente sobre
madeira, metal ou outro material. 2. Unidade padrão do meio outdoor. (Ver
Outdoor)
CARTAZETE - Tipo de
cartaz, de pequenas dimensões, geralmente utilizado no ponto-de-venda
(supermercados, bares, lojas, etc.).
CASE HISTORY - História de
um caso, em inglês. Termo utilizado para definir uma história, geralmente de
sucesso, vivida por uma empresa ou marca.
CASE - Abreviação de case
history e termo usado mais freqüentemente.
CENTIMETRAGEM - Tamanho de
um anúncio de jornal, definindo quantos centímetros / coluna ele ocupa. (Ver
Centímetro / Coluna)
CENTÍMETRO / COLUNA -
Espaço-padrão de um jornal, ou seja, um centímetro de comprimento por uma
coluna de largura.
CENTRAL DE MÍDIA - Unidade
- localizada no anunciante ou na agência - que centraliza as operações de
planejamento, negociação, compra e execução de mídia de um determinado cliente.
CHAMADA - Comercial de
rádio ou televisão promovendo sua própria programação. CHAPA - Lâmina de metal
que serve como matriz para impressão. CHAPADO - Trabalho gráfico com fundo
uniforme de uma única cor.
CHECKING - Conferindo, em
inglês. Trabalho de conferência da efetividade da veiculação das mensagens
autorizadas, incluindo a qualidade de impressão ou transmissão e a precisão de
horário ou posição.
CHROMA KEY - Recurso
técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra de fundo, ou
colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo
gravada em estúdio. (Ver Back Projection e Newsmat-te)
CILCO DE VIDA - Termo
utilizado para definir os períodos da vida de um produto, que começa com seu
lançamento, passa pelo seu crescimento, sustentação, declínio e - muitas vezes
- reciclagem.
CIRCUITO ABERTO - Em rádio
ou televisão, serve para definir as emissões de caráter aberto, que qualquer
aparelho sintonizador pode pegar.
CIRCUITO FECHADO - Em
radio ou televisão, serve para definir as emissões de caráter fechado
destinadas apenas aos aparelhos que tenham o decodificador da transmissão ou
estejam diretamente ou fisicamente ligadas à fonte emissora. Também usado para
definir esforço publicitário ou promocional dirigido a pequenos Segmentos de
públicos.
CIRCULAÇÃO - Total dos
exemplares de um jornal ou revista efetivamente distribuídos ou comprados pelos
eleitores. (Ver Encalhe e Tiragem)
CIRCULAÇÃO CONTROLADA -
Total da circulação gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou
grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA - O
mesmo que Circulação Controlada.
CIRCULAÇÃO PAGA - Total da
circulação efetivamente paga pelos leitores, através de assinaturas ou compra
em bancas.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL -
Total da circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e segmentos de
formadores de opinião.
CLAQUETE - Tela de
identificação de um comercial (com título, duração, nome do anunciante,
agência, produtora, etc.) colocada antes de seu começo e que jamais é exibida
ao público.
CLASSE SÓCIO-ECONÔMICA -
Parcela da população agrupada por suas características de renda, arbitradas
pelas entidades representativas do mercado publicitário. No Brasil, foram
definidas cinco classes: A, B, C, D e E.
CLASSIFICADOS - Tipo de
anúncio, geralmente de pequenas dimensões, publicados pelos jornais (e algumas
revistas) agrupados por área de interesse (aluguel e venda imóveis, empregos,
venda de automóveis, etc.).
CLICHÊ - Matriz para
impressão em metal ou plástico, utilizada nos processos tipográficos mais
primitivos. (Ver Tipografia)
CLIENTE - 1. Empresa
anunciante que é uma usuária habitual da propaganda e do mercado publicitário.
2. Profissional que trabalha no anunciante e é responsável pela propaganda.
CLIPPING - Coleção de
material impresso, de rádio ou TV com notícias sobre determinado assunto,
empresa, pessoa ou marca.
CLOSE - Abreviação casual
de Close Up. Fotografia ou tomada videocinematográfica em grande detalhe de um
objeto, situação ou pessoa.
CLUBE DE CRIAÇÃO -
Entidade que reúne profissionais de criação. O principal deles é o de São Paulo
(CCSP), que edita um Anuário com o melhor da criação publicitária de cada ano,
sendo seguido em importância pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro.
COBERTURA - Espectro
geográfico ou de segmento da população coberto por um veículo.
CÓDIGO BRASILEIRO DE
AUTO-REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA - Conjunto de normas autodefinidas
pelo mercado publicitário para garantir a honestidade da propaganda e a
concorrência ética entre as empresas. (Ver CONAR)
COMERCIAL - Peça
publicitária para rádio, cinema ou televisão.
COMISSÃO - Remuneração
paga pelos veículos às agências de propaganda pela propaganda a eles
encaminhada.
COMPENSAÇÃO - Veiculação
adicional de comercial ou anúncio para compensar peça que não tenha sido
veiculada ou que tenha sido exibida ou publicada em más condições técnicas ou
em desacordo com a autorização do cliente / agência. (Ver Autorização)
COMPOSIÇÃO - Texto de
anúncio, cartaz ou outro material gráfico composto na sua forma final (no tipo,
corpo e medidas definidas) e pronto para montar o paste-up. (Ver Tipo, Corpo,
Paste-up e Fotocomposição)
COMPOSITOR - Profissional
especializado na criação do som publicitário - spot, jingle e trilha - que
geralmente trabalha como free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver Criação,
Free-Lancer, Jingle,
Produtora, Spot e Trilha Sonora)
COMPROVANTE - Documento
emitido pela emissoras de rádio e televisão assegurando que o comercial foi
veiculado conforme a autorização. (Ver Autorização)
CONAR - Conselho Nacional
de Auto-Regulamentação Publicitária - entidade formada por anunciantes,
veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto-
Regulamentação Publicitária. (Ver Código)
CONTA - Termo utilizado
para designar o atendimento publicitário permanente da agência a determinado
produto, serviço, marca ou empresa. (Ver Atendimento)
CONTATO - Outra
denominação do profissional de atendimento, seja de agência, veículo, produtora
ou fornecedor. (Ver Atendimento)
COPIÃO - Primeira seleção
montada das cenas - filmadas - de um comercial, para análise e decisão final
sobre a montagem ou edição. (Ver Edição e Montagem)
COPY - Texto, em inglês.
Termo utilizado para definir o texto de uma peça publicitária.
COPYRIGHT - Direito legal
de propriedade de um texto, frase, livro, obra de arte, música ou qualquer
outra forma de expressão.
CORPO - Em termos
gráficos, o tamanho da letra que é utilizada na composição dos textos. (Ver
Composição)
COTA - Em mídia, divisão
do valor de patrocínio de um programa (edição ou projeto especial) entre mais
de um anunciante.
COUCHE - Tipo de papel,
coberto por uma fina camada de gesso, indicado pra impressos de boa qualidade.
CPM - Ver Custo por Mil.
CRIAÇÃO - 1. Tarefa de
idealizar as peças publicitárias. 2. Departamento encarregado do trabalho
criativo dentro da agência. 3. Profissionais especializados na criação de peças
publicitárias. (Ver Diretor de Arte, Dupla e Redator)
CRITÉRIO ABA-ABIPEME -
Critério de definição das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pe-la
ABA e ABIPEME e utilizado como padrão pelo mercado. Com a criação da ANEP e a
proposta de revisão e atualização conjunta desse critério, seu nome foi
modificado para Critério ABA-ANEP. (Ver ABA, ABIPEME, ANEP e Classe
Sócio-Econômica)
CRITÉRIO ABA-ANEP -
Critério de definição das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pela ABA
e ANEP e utilizado como padrão pelo mercado. (Ver Critério ABA-ABIPEME)
CROMO - Fotografia em
cores em positivo (tipo dispositivo) de alta qualidade técnica para ser
reproduzida em anúncios, cartazes e outros materiais gráficos.
CUSTO - 1. Valor de
qualquer espaço, trabalho de produção, material e projeto publicitário. 2.
Valor em dinheiro da unidade de espaço (página, centímetro/coluna, cartaz,
segundos, etc.) comercializada pelo veículo. (Ver Custo por GRP e Custo por
Mil)
CUSTO BRUTO - Custo total
de um veículo, espaço ou programação de mídia a ser pago pelo anunciante. (Ver
Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO LÍQUIDO - Custo
total de um veículo, espaço ou programação de mídia menos a comissão de
agência. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO POR GRP - Custo para
atingir 1% da audiência de um veículo, espaço ou programação de mídia. (Ver
Audiência, Espaço, Programação e GRP)
CUSTO POR MIL (CPM) -
Custo para atingir mil consumidores através de um veículo, espaço ou
programação de mídia. (Ver Audiência, Espaço e Programação)
CUSTO DO TARGET - Custo
(bruto, líquido, por GRP ou por mil) para atingir o target ou público-alvo de
uma campanha. (Ver definições anteriores de Custo, bem como Público-Alvo e
Target).
D
DAY-AFTER-RECALL - Tipo de
pesquisa realizada no dia seguinte à veiculação de um comercial de TV para
avaliar o nível de recall obtido junto ao target. (Ver Recall e Target)
DEADLINE - Prazo limite ou
final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de
qualquer tarefa publicitária.
DECUPAGEM - Na produção de
um comercial, a descrição pormenorizada de cada uma de suas cenas, com
diálogos, cenografia, presença de intérpretes e figurantes, figurino, efeitos
especiais, etc.
DESCONTO DE FREQÜÊNCIA -
Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do nível de
freqüência de suas veiculações.
DESCONTO DE VOLUME -
Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do volume total de
suas veiculações.
DESCONTO PROGRESSIVO -
Valor crescente de desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que
cumprem determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas
veiculações. (Ver definições anteriores e Posição)
DESIGN - Ferramenta de
comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DETERMINADO - Espaço
publicitário determinado (o veículo deve publicar o anúncio ou veicular o
comercial exatamente no espaço definido pelo anunciante). (Ver Inde-terminado)
DIAGRAMAÇÃO - 1. Divisão e
ordenação do espaço de uma página, cartaz ou outra peça gráfica entre imagens e
textos. 2. Ordem da publicação de matérias e anúncios em uma revista ou jornal.
DIAGRAMADOR - Profissional
que faz a diagramação. (Ver Diagramação)
DIÁRIO - 1. Jornal que
circula diariamente. 2. Em pesquisa, caderno em que a pessoa pesquisada de
forma contínua faz as anotações a respeito do que está sendo pedido (como
hábito de consumo de mídia, de produtos, etc.).
DIFERENCIAL - Neologismo
criado para caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou
empresa em relação ao mercado onde atua.
DIRETOR - Em produção,
denominação do profissional encarregado da direção geral de um comercial,
geralmente free-lancer ou ligado à uma produtora. (Ver Free-lancer e Produtora)
DIRETOR DE ARTE - 1.
Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica
das peça publicitárias. 2. Em produção, profissional responsável pelo projeto e
execução da parte visual do comercial, incluindo cenografia, figurinos, objetos
de cena, etc. (Ver Criação e Dupla)
DIRETOR DE FOTOGRAFIA - Em
produção, denominação do fotógrafo do comercial.
DIRETOR DE PRODUÇÃO - Em
produção, denominação do profissional encarregado da direção geral da parte de
produção.
DISCUSSÃO EM GRUPO -
Técnica de pesquisa qualitativa que coloca um assunto, produto ou empresa em
análise por um grupo de pessoas, sob a moderação de um profissional de
pesquisa.
DISPLAY - Peça promocional
e de merchandising que exibe uma mensagem ou uma mensagem e um produto no
ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
DTP - Desk Top Publishing,
ou editoração eletrônica. Sistema, processo e equipamento informatizado capaz
de fazer a diagramação, composição, artes e arte-final no computador, com o
resultado sendo mostrado no vídeo e dando saída do trabalho em papel, fotolito
ou disquete - para se enviado aos fornecedores de fotolito. (Ver Diagramação,
Composição, Arte-final, Fotoli-to, DTR e DTPrint)
DTPrint - Desk Top Printer. Sistema, processo e equipamento
de DTR de maior potência recursos, capaz de produzir tanto artes-finais e
fotolitos acabados como de controlar diretamente a operação de máquinas de
impresssão, enviando sinais eletrônicos que imprimem sem o uso de fotolitos.
(Ver Artefinal, Fotolito, DTP e DTR)
DUPLA - 1. Conjunto de um
diretor de arte e um redator que trabalham juntos para desenvolver peças
publicitárias e promocionais. Unidade básica da criação de uma agência. Às
vezes, pode haver o trabalho conjunto de mais elementos de uma área ou outra e
o auxílio do diretor e do compositor. (Ver Criação, Compositor, Diretor,
Diretor de Arte e Redator) 2. Abreviação de Página Dupla.
EDIÇÃO - Tarefa de editar
as cenas gravadas (em videoteipe) de um comercial, organizando, selecionando e
colocando-as na seqüência adequada. Esse trabalho (que corresponde à montagem do
cinema) geralmente é feito em duas etapas, a primeira para ter uma primeira
edição (equivalente ao copião do filme) e a segunda para fazer a edição final
do comercial. (Ver Copião e Montagem)
EDITOR - Em produção,
profissional que faz a edição ou aparelho de videoteipe que realiza esse
trabalho. (Ver Edição)
EDITORA - Empresa que
edita revistas ou jornais.
EFEITO ESPECIAL - Em
produção, qualquer efeito mecânico (realizado durante a filmagem ou gravação),
fotográfico ou de edição (realizado na etapa de finalização) capaz de gerar uma
imagem especialmente modificada da realidade, dramatizando a intenção de
comunicação desejada. (Ver Filmagem, Finalização e Gravação)
EFEITO RESIDUAL - Aquilo
que fica gravado como lembrança/percepção nas pessoas de uma peça ou campanha
de propaganda (Ver Recall)
ENCAIXE - 1. Em mídia,
disponibilidade de tempo ou espaço em um veículo. 2. Em direção de arte, espaço
aberto em um texto para colocar a ilustração, ou vice-versa. 3. Em artes
gráficas, técnica de justapor dois ou mais cromos em uma matriz (fotolito,
rotofilme, etc.) 4. Ato de preencher uma janela com anúncio ou comercial. (Ver
Cromo, Fotolito, Janela e Rotofilme)
ENCALHE - Diferença entre
a circulação e a tiragem de um veículo impresso, que é devolvida pelas bancas e
distribuidores às editoras. (Ver Circulação e Tiragem)
ENCARTE - Peça
publicitária gráfica encartada em jornal e revista, no formato do veículo ou
não. Serve para dar visibilidade à mensagem, ser destacada pelo consumidor ou
para atingir segmentos geográficos e de mercado.
ENTRELINHA - Em artes
gráficas, espaço entre as linhas de um título ou texto
ESCALA DE CORES - Em artes
gráficas, as provas de cada uma das cores (geralmente quatro) de uma matriz
para impressão. Serve para que o impressor possa controlar a impressão de cada
cor de modo a atingir um bom resultado final.
ESPAÇO - Em mídia, todo e
qualquer espaço (na mídia impressa) ou tempo (no rádio, TV e cinema)
publicitário. (Ver Tempo)
ESPACEJAMENTO - Em artes
gráficas, espaço entre as letras de um título ou texto.
ESPELHADO - Em mídia,
designa anúncio em uma página anterior ou posterior a outra que também tem uma
mensagem publicitária).
ESPELHO - Esquema da
diagramação de uma publicação (Ver Diagramação)
ESPM - Escola Superior de
Propaganda e Marketing - entidade de ensino do mercado publicitário, com sede
em São Paulo e unidades no Rio de Janeiro e Porto Alegre.
ESTANDE - Pequena
construção ou balcão armado em feiras ou locais públicos para servir de base a
promotores e divulgadores de uma empresa ou marca, receber clientes e
prospects, expor mercadorias e amostras, material publicitário ou promocional.
EXECUÇÃO - 1. Em mídia, a
tarefa de executar a mídia, emitindo as autorizações e enviando os materiais.
2. Na criação, a tarefa de dar forma física às mensagens. (Ver Autorização e
Produção)
EXECUTIVO DE CONTA -
Profissional da área de atendimento de agência. (Ver Atendimento) EXIBIÇÃO -
Veiculação da mensagem publicitária pelo veículo.
EXPOSIÇÃO - Sinônimo de
cobertura alcançada por um meio, veículo, campanha ou peça publicitária. (Ver
Cobertura, Meio e Veículo)
EXTERNA - Em produção, a
filmagem ou gravação (em videoteipe) de cenas fora de estúdio, ao ar livre.
(Ver Filmagem, Gravação e Locação)
FACA - Em artes gráficas,
instrumento de metal montado em madeira que serve para recortar impressos em
formatos especiais.
FAIXA - Menagem
publicitária impressa em faixas de pano ou plástico, colocadas nas ruas,
fachadas de prédios ou em seu interior.
FAIXA DE GÔNDOLA - Tipo de
faixa específica para gôndolas de supermercados. (Ver Gôndola)
FAMÍLIA - 1. Em marketing,
termo utilizado para definir um grupo de produtos seme-lhantes, com funções
complementares ou parecidas, tamanhos diferentes, etc. 2. Em artes gráficas,
termo utilizado para definir um conjunto de tipos com as mesmas
características. (Ver Tipo)
FECHAMENTO - Prazo limite
para aceitação de anúncios e comerciais pelos veículos.
FEE - 1. Importância paga
por uma tarefa ou período pelo cliente à agência, produtora ou empresa
especializada pela prestação de seus serviços. 2. Importância paga por qualquer
empresa a um profissional, por tarefa ou período.
FEEDBACK - Em comunicação,
todo e qualquer retorno do target à comunicação feita pela empresa, seja
através de pesquisa, de um mecanismo de resposta (cupom, telefone, etc.) ou de
forma espontânea. (Ver Target)
FICHA TÉCNICA - Relação
dos profissionais responsáveis pela criação/produção de qualquer peça ou
campanha publicitária.
FIDELIDADE - Nível de
preferência do consumidor a uma determinada marca ou veículo de comunicação.
FIDELIZAÇÃO - Neologismo
criado pelos profissionais de marketing para definir programas e esforços no
sentido de conquistar ou incentivar a fidelidade dos consumidores a determinada
marca ou empresa.
FILMAGEM - Ação de filmar
uma cena para a produção de comercial para televisão ou cinema. (Ver Gravação)
FINALIZAÇÃO - Em produção,
as tarefas de conclusão de um comercial, como a edição, sonorização, realização
de efeitos especiais e copiagem. (Ver Edição e Efeitos Especiais)
FOLDER - 1. Folheto
publicitário constituído de uma única folha, com uma ou mais dobras. 2. Anúncio
de revista com uma ou mais dobras. (Ver Folheto)
FOLHETO - Peça
publicitária gráfica com uma ou mais folhas.
FOLLOW UP - Seqüência, em
inglês. Ação de acompanhar a execução de um plano de comunicação ou de mídia ou
a produção de qualquer peça publicitária.
FONOGRAMA - Peça
publicitária sonora, para veiculação em rádio, televisão ou cinema. (Ver
Jingle, Spot e Trilha Sonora)
FONTE - Em artes gráficas,
o nome e o formato de uma família de tipos. (Ver Tipo) FORMATO - Dimensões
e forma de um anúncio ou peça gráfica, tempo e tipo de um comercial de
rádio, TV ou cinema. FOTOCOMPOSIÇÃO - Composição feita por
processo fotográfico. (Ver Composição)
FOTOGRAVURA - Em artes
gráficas, matriz em metal ou plástico de uma fotografia ou ilustração. Técnica
em desuso, pois foi substituída pelo fotolito ou rotofilme. (Ver Fotolito e
Rotofilme)
FOTOLITO - 1. Filme de
artes gráficas, que serve como matriz de impressão off-set e sobre o qual são
reproduzidos textos, fotos e ilustrações originalmente em papel ou cromo. 2.
Empresa que executa serviços de fotolito. (Ver Cromo, Off-set e Rotofilme)
FOTOLITOGRAFIA - A arte e
técnica de fazer fotolitos.
FOTOTRAÇO - Reprodução
fotográfica de textos e imagens em alto-contraste, sem tonalidades cinzas. (Ver
Alto-contraste)
FREE-LANCE - 1. Trabalho
realizado de forma temporária, sem vínculos empregatícios. 2. Ato de fazer
trabalho free-lancer. 3. Profissional que trabalha no regime de free-lancer.
FREQÜÊNCIA - Quantidade de
vezes que uma pessoa é atingida por uma mensagem publicitária em um certo
período de tempo.
FREQÜÊNCIA MÉDIA -
Quantidade média de vezes que a audiência total de uma campanha ou programação
foi atingida por suas mensagens. Este valor é obtido pela divisão do número de
audiência bruta pela audiência líquida. (Ver Audiência Bruta, Audiência
Líquida, Freqüência e GRP)
FUSÃO - Ação de fundir
duas ou mais imagens em uma, seja em fotografias estáticas, cinematográficas
(filmes) ou videográficas (videoteipe).
G
GIMMICK - Truque ou efeito
criado para chamar a atenção do consumidor para determinado anúncio, comercial,
produto ou promoção.
GÔNDOLA - Prateleira de
supermercado, na qual estão expostas as mercadorias para o consumidor fazer sua
seleção. (Ver Faixa e Ponta de Gôndola)
GOODWILL - Boa-vontade, em
inglês. Geraçào de boa-vontade para com empresas e marcas através da
propaganda, RP e eventos promocionais.
GRAVAÇÃO - 1. Ação de
gravar uma cena em videoteipe para produção de comercial para televisão ou
cinema. A filmagem feita em VT. 2. Ação de gravar locução, música ou canto para
comerciais, jingles, spots e trilhas. (Ver Filmagem, Jingle, Spot e Trilha)
GRIFO - O mesmo que
itálico. (Ver Itálico)
GRP - Abreviação de Gross
Rating Point. 1. Soma total da audiência obtida por uma campanha ou
programação. 2. Unidade de audiência (1 GRP eqüivale a 1% de audiência). O
mesmo que audiência bruta. (Ver Audiência Bruta e Programação)
GRUPO DE MÍDIA - Entidade
que reúne os profissionais de mídia das agências. O principal é o de São Paulo.
(Ver Mídia)
H
HEAVY USER - Consumidor
pesado, em inglês. Em marketing, termo utilizado para designar os principais consumidores
de um produto.
HARD SELL - Venda pesada,
em inglês. Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens de venda
direta, de estilo promocional e sem sutilezas. (Ver Soft)
HD - Abreviação corrente
de High Definition - Alta Definição. (Ver LD)
HELIOGRÁFICA - Tipo de
cópia feita do fotolito para o papel, geralmente na cor azul, para antecipar o
resultado final da impressão. É utilizada para os trabalhos em preto-e-branco.
HONORÁRIOS - 1.
Remuneração da agência por qualquer de seus serviços ao cliente, com exceção da
veiculação, paga através da comissão concedida pelos veículos. 2. Remuneração
do profissional free-lancer ou contratado. (Ver Free-lancer e Comissão)
HOUSE AGENCY -
Agência-da-casa, em inglês. Agência de propaganda pertencente ao próprio
anunciante, que trabalha para seu proprietário e - eventualmente - para outros
clientes.
HOUSE ORGAN - Qualquer
publicação periódica de uma empresa, destinada a seus funcionários,
consumidores, varejistas ou mercado em geral.
I
IAA - International
Advertising Association (Associação Internacional de Publicidade) - entidade
que reúne empresas e profissionais de anunciantes, agências e veículos para
defender a liberdade da propaganda e para desenvolvê-la enquanto técnica e
atividade econômica. Tem membros em 85 nações e capítulos nacionais em 49
países do mundo, inclusive no Brasil.
IBOPE - 1. Instituto
Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o maior instituto de pesquisa no
Brasil. 2. Sinônimo de sucesso e aceitação popular.
IDENTIDADE VISUAL -
Conjunto de símbolos e cores que identificam uma empresa ou marca, como
logotipo e logomarca, alfabeto, papelaria, pintura de frota, padrões visuais de
embalagem e de propaganda, etc.
ILUSTRAÇÃO - 1. Qualquer
desenho, fotografia, gravura ou símbolo gráfico que ilustre uma peça
publicitária. 2. Técnica específica de desenho para uso em propaganda,
promoção, etc.
IMAGEM CORPORATIVA -
Conjunto das percepções em relação a uma empresa, tanto junto a seus
consumidores como a outros grupos de pessoas e ao mercado como um todo. Essas
percepções são a visão externa em relação a diversos aspectos da empresa, como
tamanho, objetivos, postura diante do mercado, produtos fabricados ou serviços
prestados, qualidade desses produtos/serviços, volume de produção e de
faturamento, rentabilidade, contemporaneidade, etc.
IMAGEM DE MARCA - O mesmo
que imagem corporativa, mas aplicada a um produto/serviço ou linha deles.
IMPACTO - 1. Ação de
atingimento de um consumidor pelas mensagens publicitárias. 2. Capacidade de
uma mensagem publicitária em motivar as pessoas atingidas. (Ver Atingimento)
INCENTIVO - Ferramenta de
comunicação utilizada para motivar o público interno (empregados) e
intermediário (distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.) a cumprir
determinados objetivos definidos pela empresa.
INDETERMINADO - Espaço
publicitário não-determinado (o veículo pode publicar o anúncio ou veicular o
comercial no local por achar mais conveniente). (Ver Determinado)
INFORMAÇÃO PUBLICITÁRIA -
Mensagem publicitária (na mídia impressa, rádio ou TV) sem as característi-cas
habituais de um anúncio ou comercial, geralmente imitando o estilo editorial do
veículo em que está sendo veiculada. (O mesmo que Informe Publicitário ou
Publieditorial)
INFORME PUBLICITÁRIO - O
mesmo que informação publicitária. (Ver Informação Publicitária)
INSERÇÃO - 1. Anúncio ou
comercial veiculado. 2. Ato de veicular qualquer peça publicitária nos
veículos.
INSERT - 1. O mesmo que
encarte. 2. Ato de inserir alguma mensagem curta durante um programa de rádio
ou TV (como uma frase, um letreiro, uma logomarca, etc.). (Ver Encarte)
INSTITUCIONAL - 1.
Relativo à instituição (empresa, associação ou entidade pública ou privada). 2.
Tipo de propaganda feita para valorizar a instituição e obter ganhos para a
imagem corporativa e de marca. (Ver Imagem Corporativa e Imagem de Marca)
INSTITUTO - Em pesquisa,
empresa especializada na realização de pesquisas.
ITÁLICO - Forma de escrita
intermediária entre o impresso normal (em pé ou redondo) e o cursivo (feito à
mão). Caracteriza-se pelas letras inclinadas (geralmente para a direita). (Ver
Grifo, Negrito e Redondo)
IVC - Instituto
Verificador de Circulação - entidade mantida por anunciantes, agências e
veículos ara auditar, de forma independente, a tiragem e circulação de jornais
e revistas. (Ver Circulação e Tiragem)
J
JANELA - 1. Espaço em
branco deixado em um anúncio para posterior encaixe da mensagem específica,
muito usado na propaganda cooperada entre indús-tria e varejo. 2. Tempo de
alguns segundos deixado em mensagem de rádio ou de televisão para a mesma
finalidade apontada em 1. 3. Intervalo comercial para uso das emissoras locais
quando das transmissões em rede. (Ver Encaixe e Rabicho)
JINGLE - Mensagem
publicitária para rádio na forma de música em que se canta os benefícios da
marca.
JOB - 1. Nome de todos os
trabalhos específicos feitos para um cliente que se atende de forma permanente.
2. Trabalho feito para um anunciante do qual a agência não tem a conta.
K
KINESCOPIA - Processo que
transfere material gravado em videoteipe para filme. (Ver
Telecinagem)
KINESCÓPIO - Aparelho que
realiza a kinescopia. (Ver Kinescopia)
L
LANÇAMENTO - Esforço de
lançamento de um produto, marca ou campanha, feito através de diversas ações de marketing e comunicação. (Ver Sustentação)
LAY-OUT - Diagramação, em inglês. (Ver Diagramação) LAYOUTMAN - Profissional
que faz lay-outs, diagramador. (Ver Diagramador) LD - Abreviação corrente de
Low Definition - Baixa Definição. (Ver HD)
LIGHT USER - Consumidor
leve, em inglês. O contrário de heavy user, ou seja, o consumidor moderado ou
pequeno de um produto. (Ver Heavy-user)
LINK - Ligação, em inglês.
1. Termo utilizado para expressar a ligação entre sistemas de comunicação
eletrônica e telecomunicações. 2. Termo utilizado para expressar uma Ligação
temática ou formal entre as peças de uma campanha publicitária. (Ver Linkar)
LINKAR - Ato de fazer o
link. (Ver Link)
LOCAÇÃO - 1. Realização de
uma filmagem ou gravação (em videoteipe) fora do estúdio, seja em externas ou
em ambientes fechados naturais (com ou sem adaptação). 2. Lugar onde são feitas
essas filmagens/gravações. (Ver Externas)
LOCUÇÃO - 1. Texto falado
por locutor ou intérprete para comerciais de rádio, televisão e cinema. 2. Ato
de realizar a gravação desse texto. (Ver Gravação)
LOCUÇÃO EM OFF - Texto de
comercial interpretado por locutor/intérprete que não se vê na cena. (Ver Off)
LOGO - Abreviatura de
logotipo ou logomarca. (Ver Logotipo e Logomarca)
LOGOMARCA - Símbolo
gráfico identificador de uma empresa ou marca, quando composta do símbolo em si
mais o logotipo. (Ver Logotipo e Marca)
LOGOTIPO - Letras (especialmente
desenhadas ou adaptadas) utilizadas para compor o nome de marca ou empresa.
(Ver Logomarca)
LUMINOSO - Tipo de cartaz
publicitário com iluminação interna.
M
MAILING - Abreviação de
mailing list. (Ver Mailing List)
MAILING LIST - Lista de
correio, em inglês. Relação de nomes, endereços e dados adicionais de
consumidores e prospects, para realizar ações de marketing direto. (Ver
Marketing Direto e Prospect)
MALA DIRETA - 1. Mensagem
publicitária ou de marketing direto enviada pelo correio ou portadores. 2. Tipo
de mídia, que consiste em enviar mensagens pelo correio ou portadores. (Ver
Marketing Direto e Mídia)
MANCHA - Ilustração em
rough, feita para dar uma idéia inicial de como ficará a peça gráfica quando
finalizada. (Ver Rough)
MAPA DE PROGRAMAÇÃO -
Quadro utilizado no planejamento e execução de mídia para mostrar visualmente
quais as inserções que serão feitas. (Ver Inserção e Programação)
MARCA - 1. Símbolo gráfico
identificador de uma empresa, produto ou serviço. 2. Convenção utilizada para
definir um produto, serviço ou empresa, incluindo sua denominação comercial e
origem. (Ver Brand e Logomarca)
MARKETING - 1. Conjunto
das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e
expansão de mercados para as empresas e suas marcas. 2. Área da empresa
encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing.
MARKETING DIRETO - Ferramenta
de marketing e de comunicação de marketing utilizada para estabelecer o
relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores e prospects (tanto
pessoas físicas quanto outras empresas).
MARKETING MIX - O conjunto
das atividades necessárias à realização do marketing. Essas atividades são
reunidas em quatro áreas básicas: Produto (tudo o que se refere ao produto ou
serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade,
etc.); Distribuição (tarefas necessárias para apresentar o produto/serviço ao
consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo); Promoção (todas as
tarefas de comunicação de marketing, que visam promover o consumo do
produto/serviço); e Preço (política de preço).
MATERIAL - Em mídia, as
peças publicitárias em sua forma física (fotolitos, fitas com comerciais, etc.)
que são encaminhadas aos veículos.
MEIO - Abreviatura de meio
de comunicação. (Ver Meio de Comunicação)
MEIO DE COMUNICAÇÃO - Os
meios pelos quais a comunicação é feita, como o jornal, revista, rádio,
televisão, outdoor, etc. (Ver Mídia)
MEIO-TOM - Graduação do
preto. As partes cinzas nas peças em preto-e-branco.
MERCADO - Segmento de
pessoas, empresas ou área geográfica onde estão os consumidores e prospects de
uma empresa ou marca. (Ver Mercado-alvo e Mercado-teste)
MERCADO-ALVO - Mercado
objetivado pela empresa ou marca. (Ver Mercado)
MERCADO-TESTE - Mercado
escolhido pela empresa ou marca para fazer testes - de todos ou qualquer dos
elementos do marketing mix - antes do lançamento definitivo de um produto ou
serviço.
MERCHANDISING - Ferramenta
de comunicação de marketing utilizada no ponto de venda e em espaços editoriais
(TV, mídia impressa, etc.) para reforçar mensagens publicitárias feitas
anteriormente (ou mesmo em substituição à propaganda, em alguns casos).
MÍDIA - 1. Forma adaptada
de média, que significa meio de comunicação, em latim e inglês. 2. Termo
utilizado para designar os veículos de comunicação, no seu conjunto ou em
particular. 3. Técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios,
veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens
publicitárias. 4. Área especializada em mídia nas agências de propaganda. 5.
Profissional especializado nas técnicas de mídia. (Ver Meio de Comunicação e as
definições de Mídia a seguir)
MÍDIA BÁSICA - Em um plano
de mídia, o meio de comunicação (ou veículo) utilizado como base da comunicação
a ser feita. (Ver Mídia de Apoio)
MÍDIA DE APOIO - Em um
plano de mídia, os meios de comunicação (ou veículos) utilizados como
complemento e apoio à mídia básica. (Ver Mídia Básica)
MÍDIA ELETRÔNICA - Os
meios de comunicação eletrônicos, como o rádio, a televisão e até certos tipos
de luminosos e outdoors eletronizados. O cinema, apesar de não ser
necessariamente eletrônico, entra nessa categoria, por hábito do mercado. (Ver
Mídia e Mídia Impressa)
MÍDIA IMPRESSA - Os meios
de comunicação impressos, especialmente a revista e o jornal, incluindo também
o outdoor e todo tipo de material impresso. (Ver Mídia e Mídia Eletrônica)
MÍDIA MIX - Conjunto dos
meios, veículos, formatos e posições utilizados em um plano de mídia. (Ver
Mídia e Multimídia)
MIOLO - Parte interna de
um jornal, revista, folheto ou comercial de TV.
MÓDULO - Em um plano de
mídia, conjunto de meios, veículos, formatos e posições com características
semelhantes, que possam ser repetidos, combinados ou comparados com outros
módulos nas tarefas de avaliação e simulação. (Ver Avaliação e Simulação)
MONTAGEM - Ação de
organizar, selecionar, emendar e avaliar as cenas e seqüências dos filmes. (Ver
Copião e Moviola)
MOVIOLA - Máquina na qual
são organizadas, selecionadas, emendadas e avaliadas as cenas e seqüências dos
filmes, formando inicialmente o copião e, depois, a montagem final. (Ver Copião
e Montagem)
MULTIMÍDIA - 1. Mensagem
que utiliza mais de uma mídia para ser transmitida, como um audiovisual ou
vídeo interativo (que une videoteipe, disc-laser e computador). 2. Sinônimo de
mídia mix. (Ver Mídia Mix)
N
NEGRITO - Letra mais
grossa que o normal, usada para fazer destaque no texto ou como recurso
gráfico. (Ver Bold, Itálico e Redondo)
NET - Sigla utilizada para
definir um comercial exibido em rede nacional de televisão, geralmente com
transmissão via satélite.
NETWORK - Rede nacional de
televisão.
NEWSLETTER - Peça gráfica,
na forma de uma carta ou pequeno jornal, com estilo editorial, utilizada como
veículo de comunicação publicitária e de relações públicas.
NEWSMATTE - Recurso
técnico do videoteipe que permite sobrepor uma imagem a outra imagem de fundo.
Ou colocar uma imagem de fundo, geralmente externa, em uma cena que está sendo gravada
em estúdio. É uma evolução do chroma-key. (Ver Back Projection e Chroma-key)
NTSC - Padrão
norte-americano de televisão em cores. (Ver PAL e SECAM)
O
OFF - Abreviação de
locução em off. (Ver Locução em Off) OFF-SET - Técnica de impressão que utiliza
máquinas planas, nas quais o papel entra em folhas e
é impresso pela passagem de um cilindro (no que está gravada
a mensagem) sobre ele.
ORIGINAL - Em produção,
arte-final ou cromo encaminhada - junto como o paste-up - para se fazer os
fotolitos e rotofilmes. (Ver Arte-final, Cromo, Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
OTIMIZAÇÃO - Técnica
empregada para selecionar as melhores alternativas de um plano de mídia,
através do processo de avaliação e simulação. (Ver Avaliação e Simulação)
OUTDOOR - 1. Tipo de
cartaz publicitário de grandes proporções, de tamanho padronizado. 2. Meio de
comunicação publicitária.
OVERLAY - Folha de papel
transparente (geralmente vegetal) sobreposta ao paste-up ou arte-final contendo
informações de produção e elementos gráficos que devem ser mesclados no
fotolito ou rotofilme. (Ver Arte-final, Fotolito, Paste-up e Rotofilme)
P
P.I. - Abreviação de
Pedido de Inserção, que corresponde à autorização emitida pela agência ou
anunciante para os veículos. (Ver Autorização)
PACK-SHOT - Expressão em
inglês que significa a cena em que é feito um close do produto ou da marca que
está sendo promovida no comercial. O pack-shot entra geralmente no final do
comercial (ou um pouco antes), acompanhado de letreiro e/ou locução off com o
tema/slogan da campanha ou marca. (Ver Locução Off)
PÁGINA - Unidade básica de
anúncio no caso das revistas. PÁGINA DUPLA - Duas páginas de anúncio. PAICA -
Forma adaptada do inglês pica, medida bastante utilizada em artes gráficas.
PAINEL - Tipo de cartaz,
pintado diretamente sobre o muro, madeira, metal ou outro suporte. (Ver Pôster)
PAL - Padrão alemão de
televisão em cores, adaptado para uso em diversos países. No Brasil, por
exemplo, utiliza-se o Pal-M. (Ver NTSC e SECAM)
PAN - Abreviação de
panorâmica. (Ver Panorâmica)
PANORÂMICA - Movimento da
câmera (da esquerda para a direita ou vice-versa) que mostra uma tomada geral
de um objeto, cena ou pessoa que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem,
Gravação, Travelling e Zum)
PANTONE - Padrão de cores
muito utilizado em artes gráficas como referência para impressão.
PASTE-UP - Montagem de
qualquer peça gráfica, com a colagem da composição, do bromuro e artes-finais
sobre um cartão. Quando pronto, é encaminhado ao fotolito ou rotofilme junto
com o eventual cromo. Atualmente, com o desenvolvimento dos computadores
gráficos, esse trabalho vem sendo gradativamente eliminado. (Ver Arte-final,
Bromuro, Composição, Cromo, Fotolito, Rotofilme, DTP, DTR e DTPrint)
PB - Abreviação de
preto-e-branco. (Ver Preto-e-branco)
PENETRAÇÃO - Em mídia,
termo utilizado para definir o índice de atingimento de um determinado veículo
sobre o total de consumidores de um meio, um segmento de mercado ou uma região
geográfica.
PESQUISA - Técnica para se
conhecer as motivações, atitudes e comportamentos dos consumidores e prospects.
Pode ser regular (quando realizada de forma sistemática), ad hoc (quando
realizada de forma específica para um cliente), quantitativa e qualitativa.
(Ver Ad Hoc, Prospect e demais definições de pesquisa a seguir)
PESQUISA DE COMUNICAÇÃO -
Tipo de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à comunicação de
marketing, como percepção da marca, índice de recall, compreensão da mensagem,
etc. (Ver demais definições de pesquisa e Recall)
PESQUISA DE MERCADO - Tipo
de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados ao produto em si e ao
mercado, como motivações de consumo, necessidades e desejos dos consumidores e
prospects, conceito dos principais concorrentes, etc. (Ver demais definições de
pesquisa e Prospect)
PESQUISA DE MÍDIA - Tipo
de pesquisa realizada para aferir aspectos ligados à mídia, como índices e
perfil de audiência, hábitos de consumo de veículos e programas, relacionamento
com os veículos, etc. (Ver demais definições de pesquisa)
PESQUISA QUALITATIVA - Tipo
de pesquisa realizada para aferir aspectos qualitativos de alguma questão, como
percepção de imagem, atitudes diante de marcas e veículos, motivações, etc.
(Ver demais definições de pesquisa)
PESQUISA QUANTITATIVA - Tipo
de pesquisa realizada para mensurar segmentos do mercado e as informações
qualitativas pré-existentes ou levantadas pela pesquisa qualitativa. (Ver
demais definições de pesquisa)
PLANEJAMENTO - 1. Tarefa
de realizar planos (de marketing, comunicação, mídia, etc.). 2. Sinônimo de
plano. 3. Área ou departamento das agências e demais empresas. (Ver Briefing)
PLUS - Extra, em inglês.
Termo utilizado em Promoção para definir aquela coisa a mais que será oferecida
ao consumidor (como um desconto, que é um valor menor em dinheiro, mas também é
um plus).
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO -
Estratégia básica de comunicação de uma empresa ou marca. Regras (poli-ces) que
devem ser seguidas no trabalho de planejamento, criação, produção e mídia de
todas as ferramentas de comunicação.
POLÍTICA DE PROPAGANDA - Estratégia
básica de propaganda de uma empresa ou marca, que deve estar em consonância com
a política de comunicação (quando esta existe). Regras (polices) que devem ser
seguidas no trabalho publicitário de planejamento, criação, produção e mídia.
(Ver Política de Comunicação)
PONTO-DE-VENDA - Local
onde as vendas são efetivamente realizadas, como upermercados, lojas,
pontos-de-dose (bares, restaurantes, etc.), centros de serviços e muitos
outros. (Ver PV)
PORTA-FÓLIO - Versão
brasileira (pouco usada) de portfolio.
PORTFOLIO - Ver
Porta-Fólio. 1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa. 2.
Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional. 3.
Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e
TV.
POSIÇÃO - Localização de
uma mensagem publicitária dentro do veículo como o anúncio em uma revista,
jornal ou outro veículo impresso; o comercial na seqüência da programação de
uma emissora de rádio ou televisão, etc.
POSICIONAMENTO - Técnica
de marketing e comunicação que determina em que posição a marca deve ser
colocada no mercado. Ou seja, com que qualidade, com que preço, para quais
segmentos do mercado (prioritários e secundários), qual a imagem a ser
construída, etc. É uma decisão básica do anunciante e uma informação muito
importante para o briefing e o planejamento. (Ver Briefing e Planejamento)
PÔSTER - Tipo de cartaz
publicitário, geralmente impresso. (Ver Cartaz)
PÓS-TESTE - Tipo de
pesquisa qualitativa/quantitativa realizada após a veiculação de comercial,
anúncio ou campanha para saber o nível de eficiência da mensagem (grau de
atingimento dos objetivos). (Ver definição de Pesquisa, anteriormente, e
Pré-teste e Day After Call)
POTENCIAL DO MERCADO -
Mensuração das possibilidades de venda de um determinado produto/serviço em um
segmento de mercado ou região.
PREÇO BRUTO - Em mídia,
preço cobrado pelo veículo aos clientes, que é o da sua tabela menos os
descontos obtidos nas negociações. (Ver Preço Líquido)
PREÇO LÍQUIDO - Em mídia,
o preço cobrado pelo veículo das agências, que é o preço bruto menos sua
comissão. (Ver Comissão e Preço Bruto)
PREMIUM - 1.
Produto/serviço de qualidade e preço superiores. 2. Palavra inglesa para
designar brinde, bastante utilizada na área de promoção. É a materialização do
plus, aquele objeto ou serviço que é dado ao consumidor que cumpra determinada
condição da promoção. (Ver Plus)
PRESS-KIT - Conjunto de
informações, textos, ilustrações, fotografias e até amostras do produto
entregues à imprensa nos trabalhos de relações públicas e assessoria de
imprensa.
PRESS-RELEASE - Texto com
informações para a imprensa. (Ver Release)
PRÉ-TESTE - Tipo de
pesquisa qualitativa realizada antes da produção ou veiculação de comercial,
anúncio ou campanha para saber qual as perspectivas da men\sagem (nível de
atingimento dos seus objetivos) e analisar como o target percebe seu conteúdo e
approach criativo. (Ver definições de Pesquisa e de Pós-teste, anteriormente,
Animatic e Approach)
PRETO-E-BRANCO - Peça
publicitária que utiliza apenas a cor preta e seus matrizes de cinza. (Ver
Black and White e Meio Tom)
PRODUÇÃO - 1. Tarefa de
dar forma física às mensagens publicitárias imaginadas pela criação. 2. Área da
agência responsável pela produção e pelo relacionamento com as produtoras e os
fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV)
PRODUÇÃO GRÁFICA - 1.
Tarefa de dar forma física às peças publicitárias gráficas imaginadas pela
criação. 2. Área da agência encarregada da produção e do relacionamento com os
fornecedores gráficos. (Ver Criação, Produção Gráfica e RTV)
PRODUTOR - 1. Profissional
que trabalha na área de produção da agência. 2. Nas produtoras de som e de
comerciais, profissionais especializados nas diversas tarefas que viabilizam a
produção.
PROGRAMAÇÃO - 1. Conjunto
dos programas de uma emissora de rádio ou televisão, incluindo sua estratégia
de transmissão. 2. Conjunto de veiculações programadas em um meio ou veículo.
(Ver Mídia)
PROGRAMAÇÃO VISUAL - Ver
Identidade Visual.
PROJETO ESPECIAL - Formato
de mensagem ou tipo de programação de mídia fora do habitual proposta pelos
veículos para anunciantes determinados ou desenvolvidos pelas agências para
atender a necessidades específicas de seus clientes. (Ver Formato, Mídia e
Programação)
PROMOÇÃO - Ferramenta de
marketing e de comunicação de marketing que tem a função de motivar
consumidores e prospects.
PROOF - Prova de artes
gráficas feita eletronicamente, muitas vezes no próprio equipamento de
editoração eletrônica (workstation DTP) da agência. (Ver DTP, Prova e
Workstation)
PROPAGANDISTA -
Profissional que faz propaganda pessoalmente para um consumidor ou
intermediário (como os representantes de laboratórios, que visitam médicos e
farmácias). (Ver Publicitário)
PROSPECT - Pessoa
não-consumidora de um determinado produto ou serviço que tem potencial de vir a
se tornar um consumidor, se devidamente motivado. Também chamado Cliente
Potencial.
PROSPECTO - Ver Folheto.
PROVA - 1. Em artes
gráficas, a impressão manual e limitada do fotolito, para analisar se ele está
correto e ter uma visão prévia de como será o resultado final. No caso dos
trabalhos em cores, além da prova com todas as cores utilizadas, há uma prova
de escala com cada cor utilizada, que serve de guia para a impressão. 2. Esboço
de spot ou jingle, para aprovação de uma idéia criativa, letra e música e para
servir de guia para a produção. (Ver Escala, Fotolito, Jingle e Spot)
PUBLICITÁRIO - Qualquer
profissional que trabalhe em propaganda (seja anunciante, agência, veículo,
fornecedor ou produtora), com exceção dos propagandistas. (Ver Propagandista)
PÚBLICO-ALVO - Tradução de
target. Grupo de consumidores ou prospects aos quais é dirigida,
prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem como qualquer outra
ação de comunicação ou marketing. (Ver Target e as demais definições de
Público, a seguir)
PÚBLICO EXTERNO - Grupo de
pessoas de fora da empresa com as quais ela tem que se relacionar (como
consumidores, prospects, governo, imprensa, formadores de opinião, etc.). (Ver
demais definições de Público)
PÚBLICO INTERMEDIÁRIO -
Grupo de pessoas de fora da empresa (como distribuidores, varejistas, imprensa,
formadores de opinião, etc.) que se relacionam com o consumidor final de seus
produtos e serviços. (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO INTERNO - Grupo de
pessoas de dentro da empresa (como funcionários, vendedores, gerentes,
acionistas, etc.). (Ver demais definições de Público)
PÚBLICO MULTIPLICADOR -
Grupo de pessoas de fora da empresa (como a imprensa, formadores de opinião,
etc.) que exercem influência sobre as demais pessoas. (Ver demais definições de
Público)
PV - Abreviação de
ponto-de-venda. (Ver Ponto-de-venda)
PUBLIEDITORIAL - Expressão
que designa os anúncios feitos na forma de matérias editoriais em qualquer
mídia.
Q
QUADRICROMIA - Sistema
gráfico que separa as cores em retículas do amarelo, cyan (azul), magenta (um
tipo de vermelho) e preto, permitindo que praticamente todas as cores sejam
reproduzidas com a impressão dessas quatro. (Ver Seleção de Cores)
QUADRO - Ver Tabuleta.
QUINZENA - Espaço-padrão
de tempo para a comercialização do outdoor e também usado no cinema (nesse
porém, o padrão, é a cine-semana). (Ver Outdoor)
RABICHO - Mensagem final
de um comercial com informações sobre distribuidor ou varejista local. Pode ser
acrescentada ao comercial normal ou em janela especialmente deixada para este
fim. (Ver Janela)
RAFF - Forma abrasileirada
de rough. (Ver Rough)
RECALL - Lembrança ou
recordação, em inglês. Informação/percepção que fica junto ao target após seus
integrantes terem visto/ouvido/lido alguma peça ou campanha publicitária. (Ver
Day After Recall e Target)
RECLAME - Antigo nome do
anúncio e da propaganda. Atualmente é utilizado apenas em sentido pejorativo.
REDATOR - Profissional de
criação especializado na criação e redação de conceitos, títulos e textos.
Geralmente, trabalha em dupla com o diretor de arte. (Ver Criação, Diretor de
Arte e Dupla)
REDONDO - Tipo de letra
normal, escrita de forma impressa, verticalmente, encontrada em dezenas de
famílias (estilos) de letras. Base da qual são feitos os tipos em itálico
(grifo), negrito, condensado (mais estreito que o normal) e expandido (mais
largo que o padrão redondo). (Ver Grifo, Itálico e Negrito)
REGISTRO - Em artes
gráficas, sinal gráfico cheio de detalhes que registra a posição correta da
sobreposição de cada uma das quatro cores que fazem a impressão em
quadricromia. (Ver Quadricromia)
RELAÇÕES PÚBLICAS -
Atividade de comunicação que estabelece e mantém relações adequadas com os
diversos públicos da empresa, com objetivos institucionais ou de apoio a
marketing. (Ver as diversas definições de Público)
RELEASE - Forma condensada
e muito empregada de press-release. (Ver press-release)
RELEVO - Técnica de
impressão que permite imprimir textos e ilustrações em relevo (alto ou baixo),
mesmo sem tinta (relevo seco, apenas fazendo contornos no papel) e de lâminas
metálicas (hot stamping em ouro, prata, bronze, etc.)
REPRESENTAÇÃO - Na área de
veículos, atividades de representar um veículo nas praças comerciais nas quais
ele não tenha escritório. Os representantes atendem a-nunciantes e agências e
vendem espaço publicitário dos veículos que representam. (Ver Representante)
REPRESENTANTE -
Profissional especializado em representação. (Ver Representação)
REPRINT - Impressão em
pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e
para distribuidores e varejistas.
RESPOSTA DIRETA - Tipo de
propaganda utilizado em esforços de marketing direto. (Ver Marketing Direto)
RETÍCULA - 1. Rede de
pequenos pontos, que formam linhas, quadrículos e espaços regulares, gerando
efetivos efeitos especiais nos trabalhos gráficos. 2. Rede de pequenos pontos
que permite a existência do meio-tom (ou seja, das tonalidades de cinza) e da
quadricromia (na qual o processo se repete, com a presença do meio-tom do
amarelo, cyan e magenta). (Ver Meio-tom e Quadricromia)
REVIEW - Revisão analítica
das propostas de estratégia, táticas, criação, produção e mídia para ver se
elas se encaixam na política e no plano de comunicação e se têm chance de
atingir os objetivos propostos. (Ver Review Board, a seguir)
REVIEW BOARD - Comitê de
Revisão, em inglês. Grupo de profissionais da agência ou do anunciante
(recrutado entre diretores, gerentes e pessoal operacional) que têm como missão
fazer o review. (Ver Review)
RODAPÉ - Tipo de anúncio
localizado no pé das páginas de jornal ou revista. ROTATIVA - Máquina
impressora do sistema de rotogravura. (Ver Rotogravura) ROTOFILME - Tipo de
fotolito utilizado em rotogravura. (Ver Fotolito e Rotogravura)
ROTOGRAVURA - Técnica de
impressão que utiliza máquinas rotativas, no que o papel em bobinas é impresso
quando passa (em alta velocidade) pelos cilindros em que estão gravadas as
mensagens.
ROUGH - Palavra inglesa
que é pronunciada como raff e significa rascunho. É o primeiro ou primeiros
rascunhos de um anúncio ou qualquer outra peça publicitária, que mostra como
ficar no final do processo de criação e produção. (Ver Raff)
RP - Abreviação usual de
relações públicas. (Ver Relações Públicas)
RTV - Também gravado como
RTVC. 1. Departamento de produção eletrônica (rádio, televisão, cinema) de uma
agência. 2. Profissional dessa área que trabalha na agência. (Ver Produção)
S
SAMPLING - Amostragem, em
inglês. Ferramenta de marketing e comunicação de marketing que leva mensagens
publicitárias e amostras de produtos e prospects, de forma a motivar sua
experimentação.
SANGRADO - Anúncio ou
cartaz cujos limites ultrapassam o espaço em que eles estão impressos. Ou seja,
o final da folha corta o fundo da mensagem.
SATURAÇÃO - Em mídia, a
veiculação excessiva da mesma peça publicitária, que acaba irritando o target e
sendo contraproducente. (Ver Target)
SBPM - Sociedade
Brasileira de Pesquisa de Mercado - entidade que reúne os profissionais de
pesquisa.
SCANNER - 1. Equipamento
de artes gráficas, computadorizado, que faz a seleção de cores, os fotolitos e
rotofilmes. 2. Acessório de computador ou workstation (de DTP, DTR e DTPrint)
que permite gravar uma ilustração ou foto na memória do aparelho para iniciar o
processo de diagramação. (Ver DTP, DTR, DTPrint, Diagramação, Fotolito,
Rotofilme e Seleção de Cores)
SECAM - Padrão francês de
televisão em cores. (Ver NTSC e PAL)
SEGMENTAÇÃO - Técnica de
dividir o mercado em unidades geográficas ou - principalmente - em grupos de
consumidores com interesses e comportamentos semelhantes.
SEGMENTO - 1. Grupo de
consumidores com perfil e comportamento de compra idêntico. 2. Pedaço do
mercado total. (Ver Share e Target)
SELEÇÃO DE CORES - Em
artes gráficas, processo de seleção das cores básicas (amarelo, cyan, magenta e
cores) para fazer os fotolitos e rotofilmes da quadricromia. (Ver Fotolito,
Quadricromia e Rotofilme)
SELF LIQUIDATED -
Autopagável, em inglês. Tipo de promoção onde o brinde ou premium entregue tem
seu custo pago pelos consumidores. Esse valor sempre é mais baixo que o do
brinde no mercado e, constantemente, esse premium é exclusivo, só podendo ser
obtido através de participação na promoção. (Ver Brinde e Premium)
SERIGRAFIA - Processo
artesanal de impressão, que consiste em fazer a tinta passar para o papel, pano
ou outro suporte através de uma tela de seda, náilon ou outro material que
possa ser utilizado como matriz. (Ver Silk Screen)
SHARE - Participação, em
inglês. Forma abreviada que pode significar share-of-market, share-of-mind ou
share-of-voice, dependendo do contexto no qual é utilizada. (Ver definições de
Share, a seguir, e Segmento)
SHARE-OF-MARKET -
Participação de mercado. Percentagem do mercado total ou de um segmento que uma
empresa ou marca detenha. (Ver demais definições de Share e Segmento)
SHARE-OF-MIND -
Participação na cabeça do consumidor, ou seja, percepção do share-of-market de
uma empresa ou marca. (Ver demais definições de Share)
SHARE-OF-VOICE - Participação
no volume total de propaganda veiculada. Percentagem de toda a comunicação com
o mercado ou segmento que uma empresa ou marca detenha. (Ver demais definições
de Share e Segmento)
SHOW-ROOM - Loja ou
escritório montado para exibir a linha de produtos e marcas de uma empresa,
destinada a revendedores, distribuidores, varejistas e até consumidores finais
(sendo que estes geralmente não podem comprar nada diretamente, uma vez que se
trata de loja para exibição e promoção, mas não para a venda). SILK SCREEN - O
mesmo que serigrafia. (Ver Serigrafia)
SIMULAÇÃO - Processo de
análise, feito em computador, de um plano de mídia e seus módulos, de forma a
determinar seu efeito em termos de atingimento do target (cobertura e
freqüência) e prever seus resultados. Corresponde a uma simulação da realidade
e serve para se obter a otimização dos investimentos de mídia. (Ver Avaliação e
Otimização)
SLOGAN - Frase-tema de uma
campanha ou marca, que procura resumir e definir seu posicionamento. (Ver Marca
e Posicionamento)
SOBREPOSIÇÃO - Em mídia, a
sobreposição da cobertura entre um veículo e outro, uma inserção e outra. Para
se calcular a audiência líquida, por exemplo, é preciso se eliminar as
sobreposições da audiência bruta. (Ver Audiência Bruta)
SOFT - Macio, em inglês.
Expressão utilizada para definir abordagens e mensagens sofisticadas,
requintadas e sutis. (Ver Hard Sell)
SOLICITAÇÃO - Ato da
solicitação pela agência da conta de um anunciante.
SPOT - Mensagem
publicitária de rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais
vozes), com ou sem efeitos sonoros e uma música de fundo. (Ver Jingle)
STAND - Estande, em
inglês. (Ver Estande)
STORY BOARD - Esquema
ilustrado do roteiro de um comercial, definindo algumas de suas cenas
principais, de modo a facilitar sua análise, aprovação e produção.
STRIP - Emenda feita em
fotolito ou rotofilme, visando corrigir pequenos erros sem ser preciso refazer
todo o material. (Ver Fotolito e Rotofilme)
SUPERPOSIÇÃO - Em mídia, o
mesmo que sobreposição. (Ver Sobreposição)
SUSTENTAÇÃO - Etapa
seguinte ao lançamento de um produto, marca ou campanha. Fase na qual é
sustentado o esforço de marketing ou comunicação. (Ver Lançamento)
T
TABELA - Relação de preços
dos espaços de um veículo ou de honorários de uma agência, produtora ou
fornecedor. (Ver Espaço e Veículo)
TABELA CONJUNTA - Na área
de veículos, a tabela combinando os preços de dois ou mais veículos ou faixas
de programação, já com um desconto pela compra múltipla do espaço. (Ver Espaço
e Tabela)
TABLE TOP - Estilo de
produção de comerciais, que já foi muito importante, mas vem sendo cada vez
menos utilizado. É a filmagem ou gravação de um letreiro, arte ou fotografia
estática, simulando - através da câmera - o movimento desse objeto. Hoje, é
mais utilizado como efeito especial. (Ver Efeitos Especiais, Filamgem e
Gravação)
TABLÓIDE - Jornal de
formato pequeno, geralmente metade do jornal tradicional.
TABULETA - 1. Unidade do
meio outdoor, ou seja, cada um dos locais de exibição dos cartazes ou painéis.
2. Armação na qual é colado o cartaz. (Ver Cartaz, Outdoor e Painel)
TAPE - Fita de áudio ou
vídeo. (Ver Videoteipe)
TARGET - Alvo, em inglês.
Expressão utilizada para definir o público-alvo de um plano de marketing,
campanha ou peça de comunicação. Grupo (segmento) de consumidores ou prospects
aos quais é dirigida, prioritariamente, uma peça ou campanha de propaganda, bem
como qualquer outras ações de comunicação ou marketing. (Ver Segmento e
Público-alvo)
TARGET GROUP - O mesmo que
target. (Ver Target)
TEASER - Mensagem curta
que antecede o lançamento de uma campanha publicitária, gerando expectativa
para ela. Pode ou não ser identificada (ou seja, ter o nome da empresa ou
marca).
TELECINAGEM - Processo que
transfere material filmado para videoteipe. (Ver Kinescopia e Videoteipe)
TELECINE - Aparelho que
realiza o processo de telecinagem. (Ver Telecinagem)
TELEMARKETING - Técnica e
mídia de marketing direto, que consiste no contato direto com consumidores e
prospects através do telefone, seja no sentido emissor (a empresa liga) ou
receptor (o consumidor ou prospect liga para a empresa). (Ver Marketing Direto)
TEMPO - Forma de se
referir ao espaço publicitário no rádio, cinema e televisão. (Ver Espaço)
TEXTO FOGUETE - Pequena
locução publicitária feita durante a transmissão de programação (geralmente
esportes ou eventos musicais) do rádio e TV.
TIE-IN - Denominação
correta do merchandising em televisão. (Ver Merchandising)
TIMING - 1. Duração
subjetiva de uma peça publicitária, ou seja, a sensação de duração que ela
passa para as pessoas. 2. Sentido de oportunidade, ou seja, capacidade de
definir qual é o exato momento para praticar uma ação de comunicação ou
veicular uma peça publicitária.
TIPO - Estilo de uma letra
impressa. Característica visual comum de cada uma das letras que compõe uma
família de tipos. (Ver Família, Itálico, Negrito e Redondo)
TIPOGRAFIA - Antigo
processo de impressão (geralmente apenas de textos e pequenos símbolos) de
forma mecânica, com pressão da matriz em clichê sobre o papel. (Ver Clichê)
TIRAGEM - Total dos
exemplares impressos de uma edição de jornal ou revista. (Ver Circulação e
Encalhe)
TRAÇO - 1. Em artes
gráficas, definição de ilustração ou símbolo sem nenhum meio-tom, em PB ou cor
chapada. 2. Em mídia, expressão usada para definir audiências de rádio e TV
muito pequenas, quase inexpressivas. (Ver Audiência, Meio-tom e PB)
TRADE - Expressão em
inglês para denominar o comércio (distribuidores, representantes, atacadistas,
varejistas, etc.).
TRÁFEGO - Nas agências,
departamento ou profissional que cuida do tráfego das tarefas e materiais entre
os vários setores da empresa.
TRÁFEGO DE LEITURA - Em
mídia, hábito de leitura das diversas seções de um jornal ou revista, que têm
audiências diferentes, dependendo do nível de interesse que despertam nos seus
leitores. (Ver Audiência)
TRAVELLING - Deslocamento
da câmera, em qualquer direção (horizontal, vertical) ou sentido para se
aproximar, se afastar ou acompanhar o objeto, cena ou pessoa que está sendo
filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Panorâmica e Zum)
TRILHA - Forma abreviada e
usualmente empregada de trilha sonora. (Ver Trilha Sonora)
TRILHA SONORA - Música
incidental ou de fundo do comercial - combinada ou não com ruídos descritivos.
TRUCA - 1. Aparelho que
faz trucagens. 2. Ato de fazer trucagens. (Ver Trucagem)
TRUCAGEM - Técnica
cinematográfica que permite a direção de fusão de imagens, inserção de
letreiros e símbolos e outros efeitos visuais nos filmes. Com o advento e
evolução técnica do videoteipe, está sendo cada vez menos utilizada, pois tudo
isso poder ser feito eletronicamente - de forma mais rápida, fácil e segura -
nos equipamentos de VT. (Ver Videoteipe)
VAZADO - Texto branco
sobre fundo preto ou cor chapada.
VEÍCULO - 1. Nome genérico
de qualquer empresa de comunicação, como editoras, emissoras, exibidoras de
outdoor, etc. 2. Empresa individual de cada meio de comunicação, como o canal
ou a rede de TV ou rádio, a editora de jornais e revistas, etc. 3. Título de
jornal ou revista, emissora de rádio ou TV e qualquer outro instrumento de
comunicação física, que leva as mensagens dos anunciantes aos consumidores. 4.
Área da propaganda que agrupa os veículos de comunicação. (Ver Meio)
VERBA - Montante em
dinheiro disponível para se fazer propaganda de uma empresa ou marca, por
determinado período de tempo (mês, ano, etc.) ou tarefa específica (lançamento,
sustentação, etc.).
VÍDEO - 1. Abreviação
usual de videoteipe. 2. Nome genérico do aparelho ou tela de televisão. 3.
Parte visual de uma produção audiovisual, inclusive comerciais em filme ou VT.
4. Unidade do computador em que se pode visualizar o trabalho que está sendo
feito. (Ver Videoteipe)
VIDEOTEIPE - 1. Fita
magnetizada na qual são gravadas imagens e sons. 2. Sistema de gravação,
edição, manipulação (geração de efeitos) e reprodução de imagens usando fita
magnetizada (que está gradativamente se transformando em gravação
digitalizada). (Ver Edição e Gravação)
VINHETA - 1. Pequena
ilustração colocada em um anúncio ou trabalho gráfico. 2. Cena animada (em
desenho ou fotografia) bem rápida (até 5 segundos) para lembrar um tema,
empresa, comercial ou marca na televisão. 3. Mensagem sonora musical
(acompanhada ou não por uma pequena locução) bem rápida (até 5 segundos) para
lembrar um tema, empresa ou marca no rádio.
VOLANTE - Pequeno folheto,
bem simples, de uma página. (Ver Folheto e Panfleto)
VT - Abreviação de
videoteipe. (Ver Videoteipe)
W
WORKSTATION - Conjunto de
computador, vídeo, CPU, scanner e outros acessórios que operam programas
gráficos de editoração eletrônica para a preparação de anúncios, cartazes e
outros materiais gráficos pela agência, estúdio ou fornecedor de artes
gráficas. Base operacional dos sistemas de DTP, DTR e DTPrint. (Ver DTP, DTR e
DTPrint)
Z
ZOOM - Movimento de
aproximação (zoom in) ou afastamento (zoom out) da câmera de um objeto, pessoa
ou cena que está sendo filmada ou gravada. (Ver Filmagem, Gravação, Panorâmica
e Travelling)
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