Proximidade: segundo o princípio da proximidade, elementos que possuam uma ligação, elementos que se completam devem estar próximos uns dos outros, para dar sentido e coesão ao trabalho, e pelo mesmo motivo elementos distintos devem estar separados.A aproximação dos elementos relacionados formam uma unidade visual e deixam a página muito mais organizada, também indicam ao leitor onde começar e onde terminar a leitura.
Tome como exemplo os dois cartões de visitas abaixo.
Este está completamente desorganizado, é impossível saber quais são os elementos e as informações que se relacionam.
Agora se você aproximar os elementos relacionados, como por exemplo unir o nome da pessoa a sua profissão e o telefone ao endereço, tudo fica mais fácil.
Alinhamento: segundo o princípio do alinhamento, nenhum elemento deve ser simplesmente jogado na página onde houver espaço.
O alinhamento serve para mostrar que mesmo elementos que não esteja próximos fazem parte da página, é como se existisse uma linha invisível conectando todos os elementos.
Se você é iniciante há uma dica, evite usar dois tipos de alinhamentos em uma mesma página, mas atenção isso não é uma regra.
Existem alinhamentos centralizados, justificado, alinhado a esquerda e a direita. O mais usado é o centralizado, pois transmite uma sensação de conforto, porém alinhar a esquerda ou a direita deixa o trabalho mais sofisticado.
Este cartão de visitas foi alinhado a direita, perceba que o visual do trabalho fica bem diferente, e um diferente pra melhor!
Repetição: o princípio da repetição afirma que algum aspecto do design deve repetir-se no material inteiro.
O elemento repetitivo pode ser uma fonte em negrito, uma linha no fim da página, algum símbolo como um clip-art, ou até mesmo algum que tenha sido criado por você.
A repetição ajuda a organizar as informações, guia o leitor pela página e unifica partes distintas do material.
Você já utiliza a repetição de forma inconsciente quando digita um texto e utiliza a mesma fonte para os títulos, mas agora você deve usá-la de forma consciente e imperceptível, como um elemento que irá unificar o seu material.
No cartão por exemplo é usado uma fonte bold para a profissão e para o telefone, uma repetição sutil, mas que irá guiar os olhos do leitor.
Contraste: o contraste é uma das maneiras mais fáceis de acrescentar algum atrativo visual a uma página, criando uma hierarquia organizacional entre diferentes elementos.
O contraste é crucial na organização das informações, ajuda o leitor a perceber elementos e informações diferentes.
Uma regra importante para o contraste, é que ele seja forte e eficaz, nunca tímido. O leitor deve identificar um contraste imediatamente e não achar que a diferença é um erro.Uma forma bem fácil de trabalhar com contraste é utilizar fontes diferentes.
por exemplo, esta página de jornal está bastante bagunçada e difícil de entender, mas se você usar o contraste....
Ela pode ficar assim. Bem melhor né?!
E mais uma coisinha:
Não seja tímido!
Não tenha medo de criar seu próprio design com muitos espaços em branco: é um descanso para os olhos e para alma.
Não tenha medo de ser assimétrico, de descentralizar seu formato –as vezes isso faz com que seu efeito seja mais marcante. É muito bom criar o inesperado.
Não tenha medo de fazer com que as palavras fiquem muito grandes ou muito pequenas; não tenha medo de falar mais alto ou sussurrar. Ambos podem ser eficazes se utilizados no lugar certo.
Não tenha medo de fazer sua imagens fortes ou mínimas, se o resultado complementar reforçar seu design ou sua atitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário