sábado, 25 de junho de 2011

Cor e modos de impressão.



   A cor existe por causa de três elementos: luz, objeto e observador.

    A luz é formada pelo comprimento de três ondas: vermelho, verde e azul. Quando a luz incide sobre um objeto, é absorvida ou refletida. As ondas refletidas são enviadas aos olhos do observador e, interpretadas pelo cérebro que define as cores.






E o que isso tem a ver com o trabalho gráfico?

    No monitor do computador, assim como na natureza, as cores também são formadas a partir de pontos (pixels) iluminados, que se baseiam em três cores: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue).
Assim surgiu o espaço de cor RGB.
   As imagens na tela do computador são formadas por pontos de luz, que podem ter 16,7 milhões de combinações diferentes, ao passo que na cópia impressa as cores são geradas a partir do reflexo da luz sobre pigmentos ou corantes no papel branco.
    Portanto, no papel impresso fica difícil reproduzir todas as cores que existem na imagem de um monitor. Por causa dessa incapacidade é que foi criado um espaço de cor apropriado para simular as cores de uma mídia impressa. Surgiu então o CMYC.
    Esse é o espaço de cor usado para impressões em quatro cores, como fotografias, desenhos, ilustrações, textos.
    Tudo o que for impresso em cores deve estar no modo de cor CMYC.
   Ao contrário do RGB, que precisa apenas de ondas de luz para formar as cores, o modo CMYC  necessita de quatro: ciano (C), magenta (M), amarelo (Y), e preto (K). Optou-se em usar o K para representar o preto (black) para evitar confusões com o azul (blue).
   Se for se tratar de uma fotografia, fazer uma montagem ou apenas fusão para internet, e-mail ou visualização no computador, a imagem final deve estar no modo RGB.
Se for editar ou manipular imagem para material impresso, jornal, revista, o arquivo deve estar em CMYC.
   O espaço de cor RGB, possui muito mais variantes de cor que o CMYC, mas servem apenas para trabalhos exibidos na tela do computador.
  CMYC é o espaço de cor apropriado para mídias impressas..

Nenhum comentário:

Postar um comentário